buscar
´

Volkswagen W12: O precursor do Veyron

A Volkswagen é conhecida mundialmente por, além de seus veículos próprios, ser a marca proprietária de outras diversas montadoras de renome como Audi, Porsche, Bentley, Bugatti e Lamborghini.

Carros
7 meses atrás
Volkswagen W12: O precursor do Veyron

Muitas vezes os carros de maior desempenho e luxo estão nas marcas que pertencem à Volkswagen. Mas você acredita que a própria Volkswagen já decidiu criar seu próprio veículo superesportivo? E que esse veículo ainda seria o precursor do famigerado Bugatti Veyron? Pode parecer até difícil de acreditar, mas essa é a história do Volkswagen W12!

O nascimento do W12

Em meados dos anos 90, a Volkswagen decidiu se dedicar aos motores W12, uma junção de dois blocos V6 com um ângulo menor. A ideia era testar esse motor para que pudesse ser utilizado em outros carros posteriormente, como foi o caso do Touareg e do Phaetom, além dos veículos da Bentley.

Volkswagen W12
Volkswagen W12

Foi então com a ideia de criar um veículo sem fins comerciais e sim experimentais que nasceu o W12, sendo batizado com o nome do próprio motor que o mesmo carregava.

Volkswagen W12
Volkswagen W12

Apresentado ao mundo pela primeira vez em 1997 no salão de Tóquio e com o design assinado por Giorgetto Giurgiaro da Italdesign, o veículo rapidamente chamou atenção por suas linhas futuristas e, é claro, seu motor W12.

As versões do W12

Ao total, foram três aparições em salões de automóveis do W12, em cada uma aparecendo com uma versão diferente.

A primeira foi chamada de W12 Syncro, pois fazia referência ao sistema de tração integral que recebeu o mesmo nome. Com 4,40m de comprimento, e altura de 1,10, o desenho era realmente esportivo até demais, fazendo valer a aposta da marca.

Logo em 1998, o W12 Roadster deu as caras no Salão de Genebra. Com um teto removível, o veículo mantinha as características do W12 Syncro, além é claro do belíssimo motor W12 5.6 de 420 cv de potência.

Mas o veículo iria servir apenas como um teste sem deixar nenhuma marca registrada? Nada disso! A Volkswagen aprimorou o motor para que o mesmo desenvolvesse 600 cv e alcançasse máxima de 357 km/h. Resultado? O W12 bateu o recorde de velocidade nas 24 Horas de Nardò, com uma média de 322 km/h em 7 quilômetros percorridos. O sucesso foi tão grande que aquele W12 ganhou o apelido de Nardò, ou simplesmente W12 Coupé.

Que fim levou?

Desde a última aparição do W12 no Salão de Tóquio em 2002, muitas pessoas se perguntam o que teria acontecido com o veículo que, mesmo sem fins comerciais, ganhou a admiração do público.

Volkswagen W12
Volkswagen W12

Acontece que a Volkswagen queria desenvolver um veículo extremamente rápido e até então a única marca que poderia comportar um veículo nesse estilo era a Porsche, que ainda estava com vendas baixas. Com isso, em 1998, a Volkswagen adquiriu tanto a Lamborghini quanto a Bugatti e, por não querer mexer na já tradição da Lamborghini, decidiu investir em um veículo novo para a Bugatti.

Volkswagen W12
Volkswagen W12

É por isso que a maior hipótese de todas é que o W12 tenha sido utilizado como base para pensar como seria o desenvolvimento do icônico Bugatti Veyron, que viria a ser apresentado três anos depois da última aparição do W12.

Volkswagen W12
Volkswagen W12

Claro que os 357 km/h do W12 não chegam nem perto dos mais de 430 km/h atingidos pelo Veyron e seu motor W16, mas pode se dizer que se não fosse aquele veículo com linhas futuristas e com um conceito de motor em W, você nunca teria ouvido falar no Bugatti Veyron!.

Muito luxo no BMW X7
O novo BMW X7 irradia muita beleza, tem tudo e um pouco mais, promete uma experiência luxuosa ao dirigir e um interior exclusivo com muito espaço e conforto. Tudo isso pelo...
Conheça o BMW X5 e suas versões
Já o modelo X5 xDrive conta com elementos específicos de design em alumínio fosco nas placas verticais da grade do BMW, os painéis laterais e a proteção da parte inferior da...
Linha 2020 do BMW X4 M arrasa em qualquer estrada e pista de corrida
O que muda também é o freio M Sport, que possui pinças fixas de quatro pistões na frente e pinças flutuantes de dois pistões na parte traseira em azul escuro com a...
Com estilo típica de SAV o novo BMW X1 2020 combina dinâmica e esportividade do estilo de vida urbano
O BMW X1 também impressiona com o seu interior versátil, que traz muito conforto e funcionalidade, e conta com materiais de elevada qualidade e bancos em posição elevada. Ao...
Volkswagen Jetta é um sedan pra levar a família
E não é apenas nos itens oferecidos que o Jetta se destaca, mas também na segurança oferecida a todos. Contendo sistemas como de frenagem autônoma, permanência em faixa,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...