buscar

Supercompressor: Como funciona o supercharger

Primeiramente, um supercharger é um compressor mecânico que tem a mesma função do turbocompressor, mas trabalha de um modo totalmente diferente.

Carros
8 meses atrás
Supercompressor: Como funciona o supercharger
CZmarlin / Wikimedia

Um turbo-compressor tem a função de injetar ar dentro do motor, e quanto mais ar mais combustível entra em ação causando uma explosão maior e assim gera mais torque e potência.

Diferença entre turbocompressor e supercharger

Mesma tendo a função igual, um turbocompressor e um supercharger tem modos distintos de funcionar. O turbocompressor, como o próprio nome já diz, tem a parte do tubo, que a parte da turbina, e do compressor.

A parte da turbina recebem os gases que entram pelo protetor de escape. Quando esses gases entra na turbina fazem girar o motor dessa turbina e consequentemente girar o motor do compressor. O compressor por sua vez, vai capturar o ar atmosférico e pressurizar para admissão do motor, ou seja, o que faz o turbocompressor funcionar é a parte da turbina, mais precisamente os gases do escape.

Já o supercharger é formado somente por um compressor, e o que faz ele funcionar é uma polia, que vai estar ligada a correa que também vai estar ligada numa polia no eixo do virabrequim. Assim que liga o carro o supercharger já vai estar girando e trazendo rendimento a mais para o motor.

Funcionamento do Supercompressor num motor V6 - PatriciaWrites / Wikimedia
Funcionamento do Supercompressor num motor V6 – PatriciaWrites / Wikimedia

Ponto positivo e negativo

O turbocompressor tende a não ter uma eficiência muito boa em baixa rotação, é preciso muito fluxo de gases para girar o motor do compressor. Por outro lado, o supercharger funciona no momento que liga o carro, trabalhando com volume fixo.
Portanto, o supercharger é muito mais fácil em questão de eficiência do que o turbo compressor. No entanto, o supercharger acaba roubando um pouco o rendimento do motor.

Tipo de supercharger

Existem praticamente 3 tipos de supercharger, sendo o mais eficiente o tipo parafuso. O primeiro tipo é o centrífugo, que usa o mesmo conceito do turbocompressor, só que somente usa a parte do compressor e uma polia.

O outro tipo é o Roods, esse é o menos eficiente, funciona basicamente por bombeamento, o ar entra e os rotores giram no sentido para fora da carcaça, são quatro pares, ou seja, eles puxam o ar e empurra o ar contra a carcaça pelo lado de fora para cada um dos lados.

Já o tipo parafuso possui dois rotores diferentes, chamados como macho e fêmea, que se encaixam perfeitamente bem deixando o mínimo de espaço possível. Esses dois rotores vão girando e empurrando e ar pela parte central do supercharger, sem acontecer o bombeamento, assim ele se torna bem mais preciso.

O supercharger tipo parafuso é o mais silencioso e esquenta bem menos, e automaticamente com o ar mais frio tem mais vantagem de funcionamento para o motor.

Camaro pode permanecer em produção até 2026
Apesar do novo modelo do Camaro prometer algumas mudanças impactantes, o seu futuro no mercado ainda está meio instável, pois a quantidade de vendas em 2020 acabou reduzindo em...
Lançamento do novo Chery Tiggo 2 deverá ser ainda neste ano
A mecânica será toda nova com um inédito motor 1.0 turbo flex de três cilindros, casado com o câmbio CVT com simulação de nove marchas, que renderá cerca de 120 cv de...
Se preparem para a chegada do Ford Bronco, Mustang Mach 1, Ranger Black e Transit para o Brasil em 2021
Já o novo modelo do Mustang, Mach 1, se diferencia da versão já vendida no Brasil, o GT por conta dos para-choque exclusivos, grades com espaços alusivos aos faróis de milha...
Peugeot entra para o segmento das picapes médias com a LandTrek
A Peugeot LandTrek chega com todos os elementos essenciais que uma picape precisa, incluindo uma das maiores caçambas do segmento, uma modularidade de assentos inovadora,...
Conheça as novidades do Novo Honda Civic 2022
O modelo da 11ª geração do Civic tem traços mais sóbrios e menos ousados do que na versão anterior do sedan. Tanto em sua frente quanto na traseira, que aliás perdeu as...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...