buscar

Supercompressor: Como funciona o supercharger

Primeiramente, um supercharger é um compressor mecânico que tem a mesma função do turbocompressor, mas trabalha de um modo totalmente diferente.

Carros
6 meses atrás
Supercompressor: Como funciona o supercharger
CZmarlin / Wikimedia

Um turbo-compressor tem a função de injetar ar dentro do motor, e quanto mais ar mais combustível entra em ação causando uma explosão maior e assim gera mais torque e potência.

Diferença entre turbocompressor e supercharger

Mesma tendo a função igual, um turbocompressor e um supercharger tem modos distintos de funcionar. O turbocompressor, como o próprio nome já diz, tem a parte do tubo, que a parte da turbina, e do compressor.

A parte da turbina recebem os gases que entram pelo protetor de escape. Quando esses gases entra na turbina fazem girar o motor dessa turbina e consequentemente girar o motor do compressor. O compressor por sua vez, vai capturar o ar atmosférico e pressurizar para admissão do motor, ou seja, o que faz o turbocompressor funcionar é a parte da turbina, mais precisamente os gases do escape.

Já o supercharger é formado somente por um compressor, e o que faz ele funcionar é uma polia, que vai estar ligada a correa que também vai estar ligada numa polia no eixo do virabrequim. Assim que liga o carro o supercharger já vai estar girando e trazendo rendimento a mais para o motor.

Funcionamento do Supercompressor num motor V6 - PatriciaWrites / Wikimedia
Funcionamento do Supercompressor num motor V6 – PatriciaWrites / Wikimedia

Ponto positivo e negativo

O turbocompressor tende a não ter uma eficiência muito boa em baixa rotação, é preciso muito fluxo de gases para girar o motor do compressor. Por outro lado, o supercharger funciona no momento que liga o carro, trabalhando com volume fixo.
Portanto, o supercharger é muito mais fácil em questão de eficiência do que o turbo compressor. No entanto, o supercharger acaba roubando um pouco o rendimento do motor.

Tipo de supercharger

Existem praticamente 3 tipos de supercharger, sendo o mais eficiente o tipo parafuso. O primeiro tipo é o centrífugo, que usa o mesmo conceito do turbocompressor, só que somente usa a parte do compressor e uma polia.

O outro tipo é o Roods, esse é o menos eficiente, funciona basicamente por bombeamento, o ar entra e os rotores giram no sentido para fora da carcaça, são quatro pares, ou seja, eles puxam o ar e empurra o ar contra a carcaça pelo lado de fora para cada um dos lados.

Já o tipo parafuso possui dois rotores diferentes, chamados como macho e fêmea, que se encaixam perfeitamente bem deixando o mínimo de espaço possível. Esses dois rotores vão girando e empurrando e ar pela parte central do supercharger, sem acontecer o bombeamento, assim ele se torna bem mais preciso.

O supercharger tipo parafuso é o mais silencioso e esquenta bem menos, e automaticamente com o ar mais frio tem mais vantagem de funcionamento para o motor.

Carros com motor a combustão poderão ser proibidos a partir de 2035
A eficiência dos carros elétricos é questionada por muitos, pois o processo para gerar essa energia pode não ser tão limpa assim, mesmo assim estão na moda do planejamento...
Para focar em carros elétricos, Volkswagen pode vender a Bugatti
Depois de salvar a italiana Bugatti da decadência em 1998, a Volkswagen pode estar pensar em colher os frutos deste...
SUV do Fusca? Pai e filho constroem versão gigante do Volkswagen
Tem gente que ama o VW Fusca, tem gente que não gosta, mas uma coisa é fato indiscutível, o carrinho fez história e marcou mais de uma...
Rolls-Royce Dawn Silver Bullet foi revelado, mas só terá 50 unidades em todo o mundo
O Dawn Silver Bullet é o novo modelo conversível, super exclusivo lançado da montadora inglesa de automóveis de luxo Rolls-Royce. Revelada em agosto de 2020 com expectativa de...
Jeep Wagoneer retorna celebrando o renascimento de um ícone
A expectativa é de que o Wagoneer comece a ser produzido em Detroit no ano que vem para já chegar as lojas no mesmo ano. Pode parecer um longo tempo de espera, mas para aqueles...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...