buscar

O que acontece se você jogar a chave presencial pela janela?

Atualmente estão sendo lançadas diversas tecnologias bem inovadoras nos sistemas de carros modernos, e uma delas é a chave presencial, que basicamente funciona como um pequeno controle e com alguns cliques você consegue diversas funções.

Carros
1 mês atrás
O que acontece se você jogar a chave presencial pela janela?

As produções novas dos carros já possuem essa tecnologia implantada, alguns outros que ainda não tem, de acordo com o modelo e outros fatores, é possível instalar esse tipo de chave no carro, já que ela pretende impactar como uma forma mais segura de funcionar.

Iremos explicar o que é essa chave presencial e como o seu sistema funciona para esclarecermos algumas dúvidas, como o que pode acontecer se alguém apertar esse recurso sem querer, ou ele simplesmente voar pela janela.

O que é uma chave presencial?

Chave presencial
Chave presencial

A chave presencial, conhecida como um sistema inovador chamado keyless, basicamente funciona como um pequeno controle remoto, onde a diferença física entre as chaves comuns é a parte metálica que é inserida na ignição do seu carro. Como não possui essa entrada, é utilizado o botão de “start/stop” para ligar ou desligar o motor.

A chave presencial sempre precisa estar próxima do veículo, seja no painel, na bolsa, no bolso da calça entre esses lugares próximos. Ela faz alguns comandos de travar ou destravar o veículo, ligar o motor, entre outras básicas funções.

Seu funcionamento se dá por meio de uma onda de radiofrequência que emite um código, ao ser acionada para destravar o veículo, esse código é conferido para ver se é o mesmo, assim que confirmado, você já consegue entrar no carro, liga-lo e partir para o seu destino.

O que acontece se alguém apertar sem querer o botão start/stop?

Chave presencial em forma de pulseira vira acessório para o SUV Hyundai Creta.
Chave presencial em forma de pulseira vira acessório para o SUV Hyundai Creta.

Esse botão, como você já sabe, serve para ligar e desligar o motor do carro, desde que a chave presencial esteja por perto, então lembre-se de sempre deixa-la o mais próximo do botão de modo que ela fique visível e você não a esqueça dentro do veículo.

Imagina que você está lá dirigindo em uma velocidade relativamente baixa, cerca de uns 12 km/h, de repente vem alguma criança e aperta o botão de start/stop sem querer. Em seguida o carro vai acionar a parada, porém a direção elétrica continua funcionando, para que você consiga manusear o carro até certo ponto.

Quando isso acontece, você não consegue mais acelerar e ele acaba desligando o carro até o momento da parada, o freio fica um pouco rígido mas depois volta a funcionar normalmente. Resumindo a coisa toda, se caso isso acontecer, você terá que tomar muito cuidado, pois é de se perceber que o carro não para do nada, ele ainda continua em movimento e vai freando devagar.

E se o carro estiver em uma velocidade mais alta?

Se você estiver em alta velocidade e alguém apertar o botão de start/stop, acontece a mesma coisa, o carro desliga, endurece o freio, o câmbio continua em D de drive, e a direção elétrica continua funcionando para que você consiga parar o carro em segurança.

Portanto a dica é, não deixei animais, crianças ou qualquer outra coisa chegar a encostar nesse botão, pois se você estiver em uma estrada ou ruas de cidade isso pode te causar um grande prejuízo. Fique sempre em alerta e em segurança.

Agora o que acontece se a chave presencial voar pela janela com o carro em movimento?

Quando você joga a chave presencial pela janela, o carro continua andando normalmente, o que você não pode fazer é desliga-lo, senão não irá conseguir liga-lo novamente. Alguns veículos se comportam de formas diferentes, uns avisam que a chave está ausente ou que não está mais detectando o sensor dela, e alguns outros nem chegam a te notificar.

Portanto, o carro continuará em seu movimento normalmente, ele não irá parar conforme acontece quando apertamos o botão start/stop com ele em movimento. Atenção, tenha muito cuidado com esse recurso, pois qualquer descuido, você pode ficar na mão.

Uma tecnologia com algumas desvantagens

Esse sistema é inovador, e ele traz mais praticidade no dia a dia do motorista, porém como observado acima, é preciso tomar alguns cuidados com a chave presencial, até mesmo porque se você perde-la de vez, o custo para conseguir uma nova não é tão barato, variando de R$ 1000 até uns R$ 7000 de acordo com o modelo do veículo.

Se você é uma pessoa que possui dificuldade em lembrar onde deixou a chave do seu carro, talvez esse recurso não seja uma boa ideia, já que ele só funciona quando a mesma está perto, fora que alguém pode pegar sem querer, ela pode cair assim que você abrir a porta, enfim, inúmeras situações comuns podem acontecer e isso consequentemente acaba te prejudicando.

Uma outra desvantagem é, existem alguns recursos no mercado que os hackers usam para conseguirem clonar o código dessa chave, assim, é possível que furtem o veículo sem nenhum acionamento de alarme ou quaisquer sinais de roubo, como arrombamento, e outros fatores.

É uma tecnologia boa, mas precisa redobrar a atenção para evitar que esses tipos de situações aconteça. Em relação aos avisos de ausência de chave, como falamos acima, é possível que alguns carros te avisem no painel ou não, por isso, se mantenha sempre em alerta!

Em comemoração ao 45º aniversário do Golf GTI Volkswagen lança o exclusivo Golf GTI Clubsport 45 com 300 cv
Por dentro, a versão comemorativa possui o mesmo painel frontal do GTI Clubsport, porém com um divisor mais elevado. Os bancos são esportivos premium com o emblema 45 e as...
Novo SUV elétrico da Chevrolet será família Bolt
Por fim, ambos modelos contam com novo cabo duplo de recarga que aceita as voltagens de 120 V ou 240 V, que elimina a necessidade de uma solução à parte nas residências. Com...
A nova versão do Cruze Sedan
A versão LT vem com direção elétrica progressiva, seis airbags, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de...
Você já pode comprar seu Porsche Taycan “básico”
O novo modelo conta com essas novas especificações, além de te dar a opção pela bateria de padrão ou então a plus, ambas irão carregar de modo rápido, então o tempo de...
e-Partner, a van compacta comercial 100% elétrica da Peugeot
O novo Peugeot e-Partner será construído com base na plataforma modular multienergia EMP2 (Efficient Modular Platform) da PSA, e terá as mesmas especificações dos veículos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...