buscar
´

Conheça os tipos de airbags

Quando se fala em segurança o primeiro item que se destaca é o sistema de airbag, os airbags são dispositivos de segurança infláveis com propósito de reduzir o impacto e os danos de uma batida de carro. Eles estão por toda parte e de várias maneiras diferentes.

Carros
6 meses atrás
Conheça os tipos de airbags

No Brasil os airbags se tornaram obrigatórios em veículos fabricados no país desde 2014. Em carros mais modernos é possível encontrar até 8 airbags de tipos distintos.

No Brasil os airbags se tornaram obrigatórios em veículos fabricados no país desde 2014. Em carros mais modernos é possível encontrar até 8 airbags de tipos distintos.
No Brasil os airbags se tornaram obrigatórios em veículos fabricados no país desde 2014. Em carros mais modernos é possível encontrar até 8 airbags de tipos distintos.

Quais são os principais tipos de airbags? Existem vários tipos de airbags, os mais comuns em encontrar no Brasil são:

Frontal

Esse tipo de airbag é o mais conhecido entre os demais e obrigatório em carros brasileiros. Sua função é proteger os ocupantes da frente para não se chocarem contra o painel e o volante. Esse airbag se enche de acordo com o grau da colisão e protege o peito dos ocupantes. Normalmente, as tais bolsas de ar ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona.

Lateral

Os airbags laterais tem por objetivo proteger o tórax e a cabeça dos ocupantes. Eles ficam instalados nas colunas centrais ou nos bancos.

Cortina

É o modelo que se estende de uma coluna à outra do automóvel, protegendo contra possíveis impactos na parte lateral do carro, evitando que cabeças e braços dos ocupantes fiquem para fora do veículo, assim como, contra os cacos de vidros.

Para joelhos

O airbag de joelhos não é muito comum no Brasil e por isso é pouco conhecido, mas sua função é clara, proteger os joelhos do condutor contra a coluna de direção do veículo em uma batida.

Central

O airbag central fica entre os bancos dianteiros, e tem como função evitar o choque entre o motorista e o passageiro durante um acidente de trânsito, num impacto lateral. Esse tipo também é raro, são mais vistos em carros de luxo.

Existem vários tipos de airbags
Existem vários tipos de airbags

Para vidro traseiro

Esse tipo de airbag aparece ao redor dos encostos do banco traseiro para proteger a cabeça dos passageiros. Localiza-se na parte posterior dos encostos de cabeça traseiros, e assim evita também que cacos de vidro os atinjam.

De cinto

Nada mais é que um cinto de segurança inflável, que basicamente se inflam durante o acidentes, para ajudar na diminuição da força do impacto entre o cinto e o corpo, protegendo principalmente as crianças. Seu funcionamento ocorre durante uma colisão frontal ou lateral.

De capô

O airbag de capô se localiza na base do para-brisa e é utilizado para amenizar o choque do pedestre contra o capô e o para-brisa em caso de atropelamento.

De teto

Esse tipo é mais visto em carros com teto solar, pois protege o motorista e os passageiros contra os estilhaços de vidros e também evita que as pessoas sejam projetadas para fora do veículo em capotamentos. Neste caso, a bolsa de ar quando acionada ocupa todo o espaço superior à cabeça dos ocupantes do veículo.

Externo

E por fim, mas não menos importante, porém ainda em desenvolvimentos, são os airbags externos, que visam reforçar a proteção da cabine quando outro carro ou objeto atinge a lateral do veículo.

Cópia do Fusca na China irrita montadora Alemã
Novo hatch totalmente elétrico com o visual parecido com o do famoso Fusca, é lançado na China, e essa produção não agradou muito os fabricantes da grande marca VW, já que...
Novo serviço da Tesla deixa carros com direção semi autônoma e ajuda na hora de estacionar
O mais novo e avançado serviço da Testa está disponível em veículos equipados com o computador Full Self-Driving 3.0 ou superior, pelo valor mensal de US$ 199 (equivalente a...
Mobilidade descarbonizada é meta da Renault
A HYVIA vai oferecer eletrolisadores, postos de armazenagem móvel e, a partir do final de 2021, postos de recarga de hidrogênio montados em Flins, na França, disponíveis para...
Renault Captur 2022 segue no caminho do bom design
O Captur 2022 está num novo patamar, entre as mudanças têm novos elementos tecnológicos no para-choque, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os...
A evolução dos rádios automotivos
Quem não gosta de ouvir um “sonzinho” enquanto dirige? Cada vez mais o som automotivo está ficando mais sofisticado, indo de música e informações à uma completa central...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...