buscar

Conheça o revolucionário pneu da Michelin sem câmara; veja o teste da GM

Com o passar dos anos, nos acostumamos a pneus de carros feitos de borracha e ar para poder encher os mesmos. Mas e se por algum acaso tudo o que nós conhecemos sobre os pneus de carros forem por água a baixo e descobrirmos uma forma inovadora de pneu que não fure?

Carros
3 meses atrás
Conheça o revolucionário pneu da Michelin sem câmara; veja o teste da GM

Foi pensando nessa ideia que a marca francesa de pneus Michelin desenvolveu um protótipo de pneu chamado Uptis em parceria com a General Motors, visando assim um futuro com pneus mais ecológicos e a prova de imprevistos como furos.

Novo conceito de pneu

Com a parceria entre a Michelin e a GM, surgiu então o Unique Punctureproof Tire System (Sistema Exclusivo de Pneus à Prova de Furos) ou simplesmente Uptis, um protótipo de pneu que dispensa a utilização de ar nos mesmos.

Uptis
Uptis

Mas as inovações não ficam apenas retidas a ausência de ar. De acordo com a fabricante, existem quatro pilares que fazem com que o pneu seja uma inovação sustentável: O mesmo não utilizará ar, serão conectados entre si, impressos em 3D e serão 100% sustentáveis, provenientes de materiais renováveis ou de origem biológica.

Uptis
Uptis

Com o novo pneu, os condutores poderão se sentir mais seguros durante uma viagem na estrada, as operações de troca de pneus por furo serão extintas por conta da eficácia do pneu (dando maior agilidade a mecânica especializada) e a sociedade no geral utilizará menos matéria-prima para poder produzir o Uptis.

Os testes

De acordo com a GM, o veículo elétrico Chevrolet Bolt será o primeiro a receber tais pneus em fase de testes em Michigan, estado aonde está localizada a sede da empresa.

Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt

A expectativa é de que, caso os testes com o Bolt sejam bem-sucedidos, no ano de 2024 a GM irá começar a implementar o Uptis em seus carros de passeio para a venda, fazendo assim com que esta tecnologia se torne mais acessível e prática para chegar até os consumidores.

Ajuda ambiental

A produção dos pneus convencionais prejudica o meio ambiente de forma grandiosa. Em média, cerca de 200 milhões de pneus no mundo são descartados por ano, muitas vezes por já terem sido rasgados ou furados, sendo assim impossibilitados de voltarem a circulação.

Uptis
Uptis

Com a chegada do Uptis, esses 200 milhões de pneus que são descartados por conta da falta de ar poderão continuar sendo utilizados de forma que o mesmo continue a rodar, ou até mesmo em algum tipo de reciclagem, além de que este maravilhoso protótipo de pneu ainda por cima é proveniente de material reciclável.

*Com informações da Michelin.

Novo Nissan LEAF chega ao mercado brasileiro
Já são mais de 400 mil LEAF vendidos em 50 países desde o lançamento da primeira geração, em 2010. Agora o novo Nissan LEAF é o ícone da Nissan Intelligent Mobility, que...
Linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway chega ao mercado
A fabricante de veículos Renault apresentou quatro novos carro no Festival Acelerados Speed on Track em Mogi-Guaçu que aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto. Além do esportivo...
Ele chegou: Chevrolet Bolt é um carro elétrico com bom desempenho e preço alto
Custando mais que muito carro dos sonhos no Brasil, o Chevrolet Bolt EV chega com a promessa de trazer o futuro dos carros elétricos para a realidade do País, resta saber quem...
Conheça os detalhes do Porsche 911 Speedster
O mundo dos veículos esportivos cada vez mais está atrelado a equipamentos luxuosos que visam entregar ao proprietário de veículos como Ferrari e Lamborghini o luxo além da...
Novo Chevrolet Cruze 2020 tem Wifi
A chegada do Cruze 2020, sedan médio da Chevrolet ao Brasil, com certeza vai fazer história no mercado automobilístico brasileiro graças a uma nova utilidade que tem tudo para...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...