buscar
´

70 anos de peruas Peugeot até chegar no novo Peugeot 308 SW

A Peugeot agora anuncia o novo modelo do momento, o famoso 308 SW, que garante vir com uma silhueta única e alongada, design deslumbrante e sofisticado, e além disso, atendendo todas as expectativas do station wagon.

Carros
1 mês atrás
70 anos de peruas Peugeot até chegar no novo Peugeot 308 SW

Os modelos da station wagon já são fabricados desde muito tempo, tendo a sua primeira produção em 1949. Ao longo desses 70 anos, a marca ainda continua investindo na sua ideia inicial, sem fugir do seu proposito e da sua característica, que é manter um volume de carga nesses veículos e uma silhueta alongada.

Com grandes trabalhos e inovações a marca está sempre inovando seus modelos, mas sem fugir do seu conceito. E foi assim que se fez pelo menos 70 anos de história, vamos conhecer um pouco mais.

Veículos Station wagons

PEUGEOT 403 station wagon
PEUGEOT 403 station wagon

Antigamente, as station wagons eram conhecidas como as famosas “peruas”, cujo objetivo era levar a família para viagens e passeio com bagagem e tudo. Porém, com o tempo esse conceito foi sendo melhorado e modernizado.

Atualmente as SW, ainda são conhecidas como “perua”, mas com conceitos ainda mais modernizados, sendo apresentadas como versões modificadas e mais trabalhadas comparadas a de outros modelos, como Hatchback e os Sedans.

Elas apresentam uma estrutura bem características, de uma silhueta própria com um alongamento avantajado, e com dois volumes, tendo o chassi acoplado ao veículo.

A história das “peruas” nesses 70 anos da marca Peugeot

Peugeot 404 Familiale 1968 (Wikipedia)
Peugeot 404 Familiale 1968 (Wikipedia)

Bom, você já sabe que a primeira SW da Peugeot foi em 1949, onde o modelo que foi apresentado era o 203. Com algumas dúvidas de como o ia se sobressair a reputação do novo modelo para com o público, duas versões então também foram feitas, a 403, trazendo um veículo mais básico e outro voltado para a família.

Na mosca! As versões fizeram sucesso com o público, instigando ainda mais a marca a investir ainda mais nas próximas versões da Station Wagon. Foi aí que eles decidiram lançar versões parecidas com as anteriores e continuar mantendo um aspecto mais comercial e outro mais familiar.

Várias versões foram criadas e trabalhadas ao longo desses anos, portanto, com certeza algum de vocês já deve ter tido alguma experiência com um desses modelos das peruas do Peugeot. E além do mais, não para por aí, pois agora a nova versão SW está pronta para continuar a história.

A boa aceitação dos modelos por parte dos consumidores incita a PEUGEOT a desenvolver sua oferta. Em 1956, a marca do leão lança o PEUGEOT 403 station wagon, igualmente proposto nas versões Familiar e Comercial. Ele será substituído em 1962 pelo PEUGEOT 404 Station Wagon. Já o PEUGEOT 203 Station Wagon só terá um sucessor em 1965, com a chegada do PEUGEOT 204.

Peugeot 203 station wagon
Peugeot 203 station wagon

A partir daí, a história segue seu curso e novos capítulos são escritos com o passar do tempo: Os modelos PEUGEOT 304 e 504 Station Wagon nos anos 70, PEUGEOT 305, 505 e 405 Station Wagon nos anos 80, PEUGEOT 306 e 406 SW nos anos 90. No começo dos anos 2000, a PEUGEOT lança dois modelos originais que promovem uma evolução no segmento: o PEUGEOT 206 SW com dimensões particularmente reduzidas para um station wagon, e o PEUGEOT 307SW que se apropria de algumas boas ideias vistas nos monovolumes.

A lista não para de crescer, com as versões SW do primeiro PEUGEOT 308 e do PEUGEOT 407, bem como dos PEUGEOT 508 de primeira e segunda geração. Com tantos modelos, podemos dizer sem exageros que quase todo o mundo tem na memória algum vestígio de um PEUGEOT Station Wagon.

Nova Peugeot 308 SW

Peugeot 308 SW
Peugeot 308 SW

O novo modelo 308 SW, vem com muitas novidades e diferenciais por aí, ele já estará disponível a partir de 2022, e no seu lançamento será disponibilizados equipamentos e motorizações, como dois tipos híbridas que são recarregáveis em dois modos, de 180 e 225 cv.

Além de apresentar um design externo sofisticado e modernizado, cheio de detalhes deslumbrantes, o seu interno também conta com diferenciais, sendo mais espaçoso e possuindo bancos que estão interligados com o porta-malas, que quando ficam rebatidos, proporcionam um espaço ainda maior.

Novo Peugeot 308 SW
Novo Peugeot 308 SW

A distância entre os eixos, agora está um pouco maior comparado às versões anteriores, apresentando uma diferença de 55 mm, e isso otimiza o espaço do veículo, o seu centro e a sua silhueta que é mais alongada nessa versão.

A sua conectividade também foi melhorada, apresentando uma tela a bordo de 10 polegadas, além de um cluster digital no formato em 3D com o mesmo tamanho. Alguns botões para comando, foram substituídos pela tecnologia de i-toggles, tornando a configuração mais prática e modernizada.

Cópia do Fusca na China irrita montadora Alemã
Novo hatch totalmente elétrico com o visual parecido com o do famoso Fusca, é lançado na China, e essa produção não agradou muito os fabricantes da grande marca VW, já que...
Novo serviço da Tesla deixa carros com direção semi autônoma e ajuda na hora de estacionar
O mais novo e avançado serviço da Testa está disponível em veículos equipados com o computador Full Self-Driving 3.0 ou superior, pelo valor mensal de US$ 199 (equivalente a...
Mobilidade descarbonizada é meta da Renault
A HYVIA vai oferecer eletrolisadores, postos de armazenagem móvel e, a partir do final de 2021, postos de recarga de hidrogênio montados em Flins, na França, disponíveis para...
Renault Captur 2022 segue no caminho do bom design
O Captur 2022 está num novo patamar, entre as mudanças têm novos elementos tecnológicos no para-choque, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os...
A evolução dos rádios automotivos
Quem não gosta de ouvir um “sonzinho” enquanto dirige? Cada vez mais o som automotivo está ficando mais sofisticado, indo de música e informações à uma completa central...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...