buscar
´

45 anos do Passat no Brasil

O Passat vem fazendo história no Brasil desde 1974, quando foi lançado na Alemanha e com menos de um ano vem para as terras brasileiras.

Carros
2 meses atrás
45 anos do Passat no Brasil
Divulgação Volkswagen

Ele é o primeiro veículo da Volkswagen que veio para o mercado brasileiro, carregando um belo design com tração dianteira e arrefecimento a água, junto com inovações conceituais e tecnológicas inéditas naquele tempo, e por isso tornou-se tradição da marca no país.

O que ele tinha de melhor?

No início o Passat foi disponibilizado em dois modelos, o L e LS, ambos com apenas duas portas. A versão do Passat na época era similar a um sedã e cupê, com a traseira estilo fastback, tinha um extenso porta-malas de 450 litros, dispunha de 5 lugares, além de um design assinado pelo carrozziere italiano Giorgetto Giugiaro.

Entre as melhores inovações daquele ano, o Passat trouxe as juntas homocinéticas, que revolucionou a mecânica automotiva e foi essencial para a popularização da tração dianteira, elas são as responsáveis pela transmissão da força do motor para as rodas de tração, fazendo com que elas girem corretamente, independentemente das condições da via ou de direção.

Além disso, sua carroceria foi planejada com zonas de deformação controlada para caso de colisão, apresentava também um duplo circuito de freios em ‘X’, acionamento das válvulas por correia dentada, e um motor de 1.471 cm³ de cilindrada que alcançava 100 km/h em 15,3 segundos, batendo uma velocidade máxima de 150 km/h, e consumindo 12 km/l na estrada.

O desenvolvimento do Passat Brasileiro

O Passat no Brasil ganharia sua versão quatro portas em 1975, porém o modelo que mais estava fazendo sucesso na época e que era o preferido do público, foi o TS, com quatro faróis na dianteira, motor de 1,6 litro, carburador de corpo duplo e câmbio de 5 marchas. Ele tinha também um conta-giros no painel, mostradores auxiliares no console e volante de três raios.
No ano de 1976 foi lançado o Passat na versão 3 portas (hatchback), com porta-malas integrado à cabine.
O Passat Surf estreou em 1978, para um público mais jovem e despojado.
Por incrível que pareça, uma versão 5 portas também foi fabricada no Brasil, mas apenas para exportação.

45 anos do Passat no Brasil
45 anos do Passat no Brasil

Passat movido a etanol

Com a ideia de combustível alternativo, em 1979 as mesmas versões tradicional a base de gasolina, começaram a ganhar motor a etanol, a partir de um novo design dos pistões. Mas, só eram oferecidos para órgãos governamentais.

O grande sucesso do Passat

O modelo que mais foi exportado, é o TSE, que ficou conhecido como ‘Passat Iraque’, recebeu esse nome porque seu design foi pensado especialmente no país do Oriente Médio.

A versão do Passat Iraque contava com quatro portas, motor de 1,6 litro e câmbio de quatro marchas, ele trazia bancos de veludo na cor vinho, radiador de cobre e ar-condicionado extra potente.

Entre os ano de 1973 e 1988, foram cerca de 170 mil unidades vendida para os iraquianos, num total de 897.829 carros produzidos. No fim este mesmo modelo acabou também recebendo uma boa aceitação do público brasileiro. Porém, o Passat só ficou sendo fabricado no Brasil até dezembro de 1988.

A chegada da segunda geração do Passat

Em 1984 a segunda geração do Passat foi fabricada e lançada no Brasil, recebendo o nome de Santana. Sendo oferecido em duas versões diferente, uma duas portas e outro com quatro portas, além de uma station wagon, a Quantum. Possuía motores 1,8l a gasolina ou álcool e, opcionalmente, câmbio automático.

45 anos do Passat no Brasil
45 anos do Passat no Brasil

Como termina essa história?

Em sua quarta geração, produzido na Alemanha o Passat retorna para o mercado brasileiro em 1994, com as versões sedã e perua (Passat Variant). Já ocupando o topo de linha da Volkswagen, o Passat passou para sexta geração em 2006 com motores FSI, com injeção direta, e TSI, com injeção direta e turbocompressor.

O modelo atualmente oferecido no país corresponde à oitava geração, inaugurando o painel configurável totalmente digital, chamado de Active Info Display. Evoluindo na tecnologia, ele também traz o ACC (controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que mantém a distância do carro da frente), alerta de tráfego cruzado à ré, sistema de infotainment Discover Pro com tela de 9,2”, conexão com telefone celular App-Connect e Media Control, entre outros itens.

O modelo dispõe de recursos avançados, como o motor 2.0 TSI de 220 cv, combinado ao câmbio DSG de seis marchas, faróis de LED com sistema DLA e sistema de freios pós-colisão.
Por fim, o Passat já atingiu a marca de 30 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento, sendo um dois três modelos da Volkswagen de maior sucesso, junto com o Fusca e o Golf.

Motivos para você querer o novo Toyota Corolla 2020
Com a chegada da décima segunda geração do Toyota Corolla ao mercado brasileiro, as expectativas que cercam o modelo começam a crescer cada vez mais, ainda mais quando falamos...
Vendas do Novo Corolla 2020 superam expectativas da montadora
A 12ª geração do veículo mais vendido do mundo estreou no País como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo...
Jeep Compass chega como um SUV de respeito
O Jeep Compass está com a linha 2020 à venda nas 191 concessionárias da marca ao mesmo tempo em que acumula mais uma conquista, depois de ser o SUV mais vendido no mercado...
Conheça a Tarok, a nova picape da Volkswagen
Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a...
Você lembra do Fiat Brava? Já faz 20 anos que ele chegou no Brasil
Design autêntico, com linhas arrojadas e amplo espaço interno. Poderia ser a descrição de mais um novo modelo da Fiat. E quase é! Na verdade, trata-se do Brava, hatchback...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...